quinta-feira, 29 de julho de 2010

PorQue Estamos Perdendo O Foco Nestes Dias Finais?

Quem Dizem Os Homens Ser O Filho do Homem?O que Deus não é!

"Quem dizem os homens ser o filho do homem?" (Mt 16:13) Essa foi a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos a dois mil anos atrás, mas que ainda ecoa a cada um de nós que dizemos ser seus discípulos: Quem realmente é Jesus para você?


Eu creio que há um perigo de fugirmos do propósito de Deus dando ênfase às partes que contribuem para o todo, o Seu propósito, fazendo dos meios o fim em si, e o perigo de seduzir-se pelas bênçãos, esquecendo-se do abençoador:

Deus, não é um ditador obcecado por poder e senhorio, não é um cara lá em cima no Céu que precisa que todas as suas ordens sejam obedecidas e assim Ele se sinta realizado e com o ego inchado por que Ele é o maior de todos, e assim todos se submeteram à Ele, por medo de serem lançados ao inferno. Deus não e um tirano e muito menos inseguro assim. Jesus não morreu para satisfazer a uma suposta necessidade de auto-afirmação de Deus.

Deus não é um empresário com uma grande visão empreendedora, Ele não está aqui interessado apenas em grandes empreendedores dispostos a abraçarem a Sua causa com inovadoras idéias, a fim de divulgarem o Seu produto (o evangelho), tornando-O assim uma Pessoa bem sucedida por ter espalhado ao máximo a Sua mensagem, e retribuindo aos seus divulgadores às devidas comissões de vendas, "as bênçãos". Deus não é um mercador, um comerciante. Jesus não morreu simplesmente para que Deus realizasse seu empreendimento e se sentisse um empresário bem sucedido.

Deus não é um "Papai Noel abençoador", não é um cara lá em cima no Céu disposto a presentear com presentes (bênçãos) a todos que forem "bons meninos" satisfazendo suas exigências, seus testes rigorosos, e assim, esses adquirirem o direito à apresentarem suas listinhas de presentes (bênçãos), por terem cumprido o protocolo, as metas e as regras. Deus não é um mero jogador. Jesus não morreu para estender o tabuleiro de Deus e ver as peças de seu jogo se mover.

Deus não é um gênio da lâmpada nem a serpente de um faquir, um cara lá em cima no céu aguardando ansiosamente que todos "esfreguem a lâmpada" ou entoem notas mágicas, "louvor", a oração e o jejum em quantidades satisfatórias para abrirem as "janelas dos Céus" (oração não é moeda, o louvor não é uma fórmula mágica para adular o Espírito Santo até que Ele se sinta satisfeito e libere poder, dons e milagres) e assim liberar a realização de nossos pedidos. Oração é o meio de nos disciplinar à confiar Nele (Fp. 4:6,7), de nos expormos à Ele, de nos voltarmos à Ele. Oração é se humilhar (I Pe. 5:6,7) por que ela nos faz reconhecer que precisamos de Deus, e por isso a dificuldade de orar na motivação correta. O louvor é fruto de um coração que experimentou o "andar" com Deus. O louvor não é para nós, não é para sentirmos bem e "gostosos", "nas nuvens". Louvor não é uma espécie de encantamento que nos faz acalmar e nos sentir bem, uma morfina espiritual. O louvor é para Deus, é uma coisa autêntica que flui por que seu amor nos constrange.

Sob a ótica que você tem de Deus é que se relacionará com Ele. Você O vê como um Homem severo que não tolera deslizes, que exige obediência a qualquer preço, e que está à procura de homens capazes de adequarem às suas exigências? Você vê Deus como um homem que está empenhado a todo custo, e somente, em divulgar e ampliar as fronteiras da sua ideologia e, que está apenas interessado em encontrar homens empreendedores cheio de habilidades para a divulgação do evangelho? Ou você vê a Deus como um homem rico disposto a distribuir suas riquezas a todos que satisfazerem as condições para receber os prêmios pelo cumprimento das regras?

O propósito de Deus não é o ter, não é o fazer, não é o acontecer, mas o ser. "Pois os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem do seu filho..." Rm.8:29
O propósito de Deus não é o cumprimento de regras, não é a missão, não são os milagres, não são as benção (I Cor.13), mas sim Ele, o abençoador."Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e Jesus Cristo, a quem enviaste".(Jo.17:3) Conhecer = experimentar.

A obediência, a missão, as bênçãos, só serão divinas e para o nosso bem se forem fruto de nosso relacionamento com Deus e para o nosso relacionamento com Ele, pois se essas coisas por mais espirituais que pareçam tomarem as proporções erradas na nossa caminhada rumo a Canaã, se forem o nosso objetivo e a nossa causa de vida com Deus, corremos o risco de perder o alvo. (Col. 3:10-14)

Deus é amor! É uma pessoa, santa, eterna e Trina, onde as três pessoas da trindade, dessa comunidade, se relacionavam em amor na eternidade e que "um dia" escolheu estender este relacionamento a milhares de seres semelhantes a Ele. Jesus veio para que Deus se fizesse conhecido, para que os homens partilhassem Dele, dessa comunhão eterna da trindade e nessa relação descobrissem as maravilhas inescrutáveis, profundas e riquíssimas que haveria entre Deus e o seu povo, entre o Criador e as suas criaturas, entre o Pai e os seus filhos, entre o Senhor e os seus servos, entre o Noivo e a noiva, entre o Espírito e o seu templo. É nessa relação que surge a obediência, a missão, o galardão e o louvor. Frutos de um relacionamento pautado por amor, onde não há o interesse da troca, da vantagem e dos méritos, mas sim o contentamento de "ver" o seu ente amado, satisfeito e realizado em poder partilhar de si mesmo. Não é uma relação de simples troca, mas de dádiva, não pelo que o outro lhe faz, mas pelo o que ele é
O Pai não busca "bons meninos" nem "grandes empreendedores", Ele busca adoradores. Jesus morreu para que na relação restaurada com Deus os homens pudessem saber quem Ele é, e ao descobrirem, conhecerem, experimentarem o caráter, a santidade e o amor de Deus, isso os levaria a adoração genuína, sincera, autêntica e verdadeira, "pois o pai procura verdadeiros adoradores que assim o adorem, em espírito e em verdade" (Jo 4:23,24). Deus se agrada daqueles que o adoram não pelo o que ele dá ou faz, mas pelo o que Ele é.

"Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo" (Mt.16:16). Essa foi a resposta que Pedro deu, e essa é a resposta que Jesus espera de cada um de nós, mas que não temos condições de dizê-la do fundo do coração por nós mesmos como algo sincero e que realmente experimentamos, por isso Jesus disse no versículo seguinte: "Bem aventurado és tu..., pois não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai nos céus." Essa é a obra do Espírito Santo, nos levar a conhecer Jesus, conhecer não no simples fato de se ter ciência, conhecimento a respeito Dele, pois se fosse assim bastaria todos matricularmos em um curso de teologia, mas conhecer no sentido de experimentar, o conhecimento que provém da convivência de duas pessoas que andam juntas, como disse Jô: "...antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora de contigo andar."
O grande plano da salvação em Jesus tem como objetivo a restauração de um relacionamento interrompido pelo pecado e não apenas um padrão moral.. Uma relação de fé, esperança e amor (I Cor. 13:13). Jesus morreu e ressuscitou para que pudéssemos conhecer Deus, o Pai, pois Ele é a manifestação exata de como é Deus (Hb. 1:3).

E vós, quem dizer ser o filho do homem?

"Pois eu quero misericórdia, e não o sacrifício, o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos." Os. 6:6

"...possais perfeitamente compreender com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo..." Ef. 3:18,19

"...para que os seu corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus - Cristo. Col. 2:2

4 comentários:

Anônimo disse...

Tô impressionado o quanto Deus está te usando (pelo menos comigo)! Deus acabou de me responder umas dúvidas com este texto! Eu tenho às vezes um certo receio de diminuir minha fé em relação a Deus, sei que não sou nada e não mereço o céu, mas somente pela misericórdia de Deus podemos caminhar para o Reino. Que Deus te abençoe e continue te usando!

Anônimo disse...

muito bom texto!

ana disse...

JESUS,não é religião,é poder de Deus aos homens!

Butterfly Blog disse...

Sábias palavras..
Deixe Deus continuar a usar a sua vida para nos abrnçoar.
Temos que ter essa certeza em nosso coração de "quem é Deus pra nós"? Quando realmente soubermos a resposta que agrade o coração do Pai, aí sim seremos verdadeiros adoradores.
Bjs