domingo, 15 de fevereiro de 2009

Uma pérola

"O evangelho no Brasil tem quilometros de extensão e centímetros de profundidade".

Essa foi do Pr. Gustavo Bessa durante uma pregação.. Ele falava sobre as "maravilhas" do mundo cristão brasileiro e a facilidade das pessoas se converterem por aqui (enquanto ele contava, a audiência composta por árabes, africanos e orientais vindos de países onde pregar Cristo leva à morte, aplaudiam).


Porém, ao mesmo tempo que a Palavra é aceita facilmente, muitos desistem e se perdem ao longo do caminho, criando um grande grupo dos chamados "desviados" (nisso o público ficou mudo). Por que isso acontece? Uma resposta provável é exatamente a "pérola" escrita acima.


Concordo com o meu ex diretor e ainda acrescento algumas hipóteses. O evangelho é tão farto no Brasil que as pessoas tem aquela visão "quando eu ficar mais velho, eu converto". Talvez uma "perseguiçãozinha" fizesse bem aos meus conterrâneos.
Outra hipótese: a nossa imaturidade como cristãos (e os centímetros de profundidade) nos fazem olhar mais para os homens do que para Deus. Muitas vezes Jesus é culpado pelas decepções que outros nos causam. Aí pronto! Uma "boa" justificativa para o esfriamento da fé.


Mas a minha hipótese favorita: quem se desvia é porque realmente nunca conheceu a Cristo. Não que a vida longe dos padrões "cristãos" seja ruim, porque definitivamente não é (quem diz o contrário está mentindo!). Mas conhecer o Verdadeiro Amor é tão maravilhoso, que qualquer outra coisa se torna infinitamente menor. O problema, é que para realmente conhecer o "Autor e Consumador" da fé é preciso muito mais do que centímetros de conhecimento. É preciso se aprofundar a medida que a caminhada é iniciada. É preciso relacionamento, tempo e paciência.


Enfim... Continuo caminhando.


Boa semana!


Ps: Esse é o Pr. Gustavo!

Nenhum comentário: