quinta-feira, 7 de maio de 2009

Valores Cristãos...reflexão

Hoje acabei de terminar um trabalho, que me foi passado há 1 mês atras....
Fiquei 1 mes enrolando, e hoje nao teve jeito, é para amanha.. e como sempre, deixamos tudo pra ultima hora... fiquei com a pergunta desse trabalho na cabeça durante todo esse tempo.. e hoje tive que colocar no papel.. deu só 1 folha, resumi tudo que precisava de maneira clara. E vejo que é tanta a necessidade de se preparar, de estudar e se equipar, buscar aprender sempre mais para fazer a diferença na minha geração e na que virá.. Quero poder olhar pra trás daqui uns anos e ver que valeu a pena abrir mao de muita coisa pra viver o evangelho na sua essencia sem me acovardar e me deixar levar pelos valores que a minha sociedade vive... se escolhi viver o evangelho, eu tenho que ter consciencia de que viverei desconfortavel, porque a palavra nos ensina:
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Rm. 12:2)
Enfim, se tiver enteresse de pensar um pouco mais sobre isso, leia um pouco do que discorri neste trabalho...

Como a igreja evangélica brasileira pode contribuir para consolidação dos valores cristãos no mundo atual, á luz da filosofia?

Hoje diante da fragmentação da sociedade não se busca como na Antiguidade uma medida externa de equilíbrio, infelizmente busca-se hoje a estabilidade na instabilidade, o equilíbrio em movimentos e daí segue, e a falta de conhecimento é notória por parte dos cristãos para lidar com os valores que estão sendo aceitos e praticados. Por isso a inversão de valores cristãos x secular, e a confusão e mistura desses valores sendo negociados dentro das igrejas.

Compreendendo a filosofia, entendo que ela provoca uma inquietação, levando-nos aos questionamentos até encontrarmos respostas. Existe uma frase que diz: o conhecimento não é aprendido e sim construído. A filosofia nos permite construir, desconstruir e reconstruir, a filosofia começa e termina no humano, quando buscamos conhecer e compreender o ser humano, seu modo de ser, pensar e agir, e refletindo sobre si mesmo, o homem compreende desde á si mesmo ate suas circunstancias.

Entendendo assim a filosofia, vejo que a igreja evangélica brasileira perece por falta de conhecimento, ela não questiona nada, só engole. E para consolidar os valores (princípios) cristãos no mundo atual na sociedade pós moderna, ela precisa despertar do comodismo e da passividade á cerca dos acontecimentos á sua volta, e então tomar consciência de que é necessário buscar conhecimento para compreensão da construção histórica do pensamento humano, compreendendo assim as relações com o outro e sua sociedade, o mundo que os cerca.

Dessa forma o conhecimento nos da o embasamento e respaldo e nos tira da alienação, porque hoje atualmente, dentro e fora das igrejas muitos são tragados pelo consumo infindável de objetos e informações e com isso corre o risco de perder um caráter essencialmente não só cristão, mas também humano. O conhecimento da filosofia permite que o homem torne-se critico e tome uma postura ativa e com isso vem o desejo de mudança, transformação. Para Aristóteles, a verdade é a correspondência do que pensamos e dizemos com os fatos, e isso me leva a crer, que nós cristãos, falamos muito e fazemos nada. Pregamos a mensagem dos valores cristãos, mas não vivemos. Não mudamos nada, não transformamos e influenciamos nada. Isso porque, hoje somos influenciados pela massa, e se queremos fazer a diferença, perdemos o direito de ser alienado, preguiçoso e religioso, temos que entender que só estamos aqui nesta Terra de passagem, somos peregrinos, mas nós precisamos deixar resultados, e que resultados posso deixar se não faço a diferença e sou só mais um na multidão? Os valores cristãos não estão sendo praticados, pois estamos invertendo valores, estamos misturando joio e trigo ao invés de separar.

A palavra de Deus é para ser aplicada diariamente através do nosso andar, vestir e falar, ela tem que ser viva em nós. As nossas atitudes falam mais alto que o nosso falar. Na historia da Bíblia, Deus levantou os profetas menores para resgatar princípios que foram perdidos. E hoje, a igreja no Brasil está clamando por ensino, conhecimento, e precisamos nos posicionar como eleitos, chamados e escolhidos de Deus para influenciar multidões com a unção e capacitação do Senhor em nós através do estudo, para que assim, façamos à diferença por onde passarmos.

A igreja precisa despertar, sair da zona de conforto, alienação, religiosidade, e questionar os valores ensinados e praticados pela nossa sociedade e através disso trazer respostas dos valores cristãos e transformar o mundo em que vivemos. Por isso, precisamos nos preparar para com o estudo, buscar aprender sempre mais, e aplicar o nosso conhecimento no reino de Deus através das ferramentas que Ele nos deu para cumprir o nosso chamado como embaixadores de Cristo aqui na Terra, o Apostolo Paulo sabia do que estava escrevendo na sua época, ele era conhecedor, estudioso e soube aproveitar do seu conhecimento e estudo para inserir os valores cristãos na época e transformar pessoas através de seus ensinos. É isso que a igreja evangélica brasileira precisa fazer.


Espero que tenha entendido o recado!! ;)

Kary



3 comentários:

Conquistadoras do Reino disse...

Tõ boba com vc Diva..
se o richardo lesse isso..rsrs

até que pra quem nao gostava de discutir ..olha só hein..rs

Conquistadoras do Reino disse...

ahhhhhh se lembra q bem q a Ana Paula toda vez q fazia a chamada, e falava seu nome, ela olhava pra vc e te chamava de intelectual.. agente ria rsrs
mas é verdade, vc mudou muito!!! sempre foi inteligente, mas nao colocava as coisas como seu ponto de vista, nao se expressava.. é tao lindo ver isso em vc... espero q guarde as palavras q recebeu naquele lugar..... pq vc vai longe.. te amoo diva

kary disse...

quem escreveu?????? divas?? tem várias;..rs deixe o nome kbçuda..rs