quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Compromisso com Deus no relacionamento


Essa semana participei de um debate e estudos de caso com um grupo de jovens e adolescentes enteressados nos seguintes assuntos
(o proposito do namoro, a idade certa para começar, o que era corte e o que seria o compromisso com Deus e outro alguém)... tive de ler e meditar muito, pois já imaginava as polemicas e tinha de dar um aconselhamento e nao ter de impor a minha opnião sobre isso... Foi dificil, mas a palestra foi bacana!
Não é facil falar qd vc ainda nao tem uma experiencia completa pra passar.. como é o meu caso, ainda nao conclui algumas etapas, mas creio que mesmo assim Deus nos usa como exemplos hoje e amanhã.
MAs nao to aqui pra falar de mim, e sim do que é o compromisso em si (esse foi o tema mais discutido). Algumas pessoas confundem isso como regra, como visao imposta ou simplesmente como modismo, mas pensando assim, de certo, nao é um compromisso real com Deus e sim com os homens, ou com vc mesmo.


Pra começar, o q significa a palavra compromisso:?? (significado real da palavra)

O compromisso empenha as pessoas por elas próprias, isto é, obriga-as livremente a cumprirem o que prometeram.
Neste sentido, o compromisso assumido na liberdade dos filhos de Deus exige
responsabilidade. Enquanto o homem tiver vida, o compromisso nunca acaba, porque quando se atinge uma meta abre-se imediatamente outra. A nossa vida enquanto peregrinos por esta terra é um contínuo comprometer-se até vermos Deus face a face.

explicando como acontece o tipo de compromisso no relacionamento..

Esse tipo de compromisso exige de vc uma postura e um posicionamento... pois é uma escolha, é o tipo de responsabilidade que exige maturidade para "ser capaz de terminar a corrida como o Ap Paulo fala", Para assumi-lo, devemos estar certos e convictos, pois exigira de nós renuncia e sacrificio dos nossos desejos carnais, e andar na contramão do "normal do mundo". Por nao ser tão facil, precisamos escolher todos os dias entregar pra Deus os nossos anseios e depositar no altar as nossas carencias, e deixar que Ele preencha e supra toda necessidade. creio que renunciamos hj pra ganharmos lá na frente. Alguns com certeza achará isso loucura, mas qd vc é um apaixonado por Cristo, vc nao segura nas mãos o que pode te fazer diferente, é um ato de paixao a Deus e com certeza isso não só amadurece e fortalece o relacionamento com Ele, mas com a pessoa escolhida. No compromisso, sabemos que (o tao sonhado e desejado beijo e troca de caricias "normais" entre namorados, NÃO rolam...elas só acontecem depois do sim no altar, no casamento). Viver isso nao é fácil. Pq todo compromisso é testado. Por ser uma responsabilidade, exige disciplina, e perseverança para que possamos chegar lá.

Porque isso??

"Temos sentimentos capazes de nos mover até as nossas últimas forças para o mundo que caminha à condenação eterna. Temos que lutar contra a cultura do efêmero e abraçar a cultura do Eterno e, assim em santidade, permitirmos que haja em nós os mesmos sentimentos que houve em Cristo Jesus." Sabemos que o maior deles é o amor, amor esse, que só é achado em corações quebrantados e totalmente compromissados com a santidade de Deus. Hj se discute muito o valor da familia, da mulher e se faz inumeras pesquisas, sobre o porque da falencia no casamento, da solidao do HOMEM e pq os casamentos nao duram mas como antes.. NA minha pequena experiencia de vida, e na minha visão ainda que nova, é simplesmente pq as pessoas hj nao vivem mais para dividir e compartilhar sonhos, nao vivem mais umas para as outras e nem vivem dispostas a renunciar suas proprias vontades, planos. eles querem viver pra si mesmos, viver o seu EU..A SUA vontade e não a NOSSA vontade. A vontade de 2 pessoas que escolheram se amar e dividir nao somente a cama ou o espaço, mas suas vidas (toda ela). O amor tudo suporta sim, mas a maturidade nos prepara e nos ensina a viver uma vida de valores dignos e sábios. Dignos de sermos filhos de Deus, sábios por buscar viver principios da palavra.. A sabedoria nos edifica!

a minha conclusão...

Uma vez meditando no livro de Ester, cheguei a conclusao e resumo em 1 frase q marcou a minha vida. "Meninas choram pq tem medo, Mulheres ousam pq se posicionam" (A rainha Ester se posicionou, ousou e conquistou), desde essa frase na minha kbça, fui desafiada a tomar 1 posicionamento diferente, e escolher todos os dias pensar nao mas como menina e sim como mulher. (ás vezes é complicado, mas podemos nós mesmas descomplicar). Como mulher e nao mais menina, penso que eu não dou conta de um relacionamento "normal" e sim "anormal", tenho meus desejos e vontades sim, e Deus sabe disso.. Ele me compreende, me entende...Por isso a maturidade e a responsabilidade nos levam a estabelecer e firmar com Deus um compromisso de fidelidade, amor e respeito primeiramente a Ele, a mim e ao proximo. Sendo assim, todos vivem buscando o que é eterno. O que é lucro! Só os corajosos alcançam, só eles ousam! E pra ousar nao pode ser franguinha (minha discipuladora sempre dizia isso rsrsrs) ou apenas menina ou menino, tem q ser homem, tem q ser mulher! O comprometimento com Deus no relacionamento, é um caminho de restauração de valores que pode ser introduzido hj na mente de muitos jovens, percebendo desde o inicio que a renuncia nao começa apenas no casamento, mas desde a escolha de viver uma vida e um relacionamento puro. Ele é o preparo para o que vamos ter de lidar lá na frente. Somos hj a resposta para os que ja se perderam no meio do caminho, e para aqueles que ainda tem a oportunidade de fazer diferente. Pense nisso...

Qd estou de baixo de regra vivo sobre um julgo, mas qd estou debaixo da vontade de Deus, vivo de maneira livre.. livre para escolher, livre para amar...livre para me relacionar!!!

Kary

Um comentário:

Luiz disse...

Muito bom o seu texto, já virei seu fã menina! Impressionante a sua maturidade e capacidade de se expressar passando uma ótima energia!
Parabéns, o blog é sensacional